É chegado o Verão e o elemento predominante é o Fogo. Representa o auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima. Produz calor e movimento e está relacionado com a cor vermelha. Representa o verão e a Lua cheia e luminosa. Esta associado à Fênix Vermelha, sua direção é o Sul e o fator climático característico é o Calor.
Nosso Coração é agora, o órgão interno mais solicitado e a víscera o intestino delgado (C/ID), regendo os vasos sangüíneos e se manifestando na língua (fala). O coração tem como emoção predominante a euforia e o sabor na natureza é o amargo. Nessa estação, a sabedoria consiste em saber que ao evitar os amargos, frituras e gorduras podemos nos manter mais serenos naturalmente; ajudando o corpo a auxiliar a mente.
Nossas energias e emoções emanam do nosso interior em direção ao exterior; desse modo quando há um desequilíbrio nesse elemento, má digestão, mãos e pés frios e dificuldade de concluir o que foi iniciado podem ocorrer.
O salgado é o sabor que tonifica o coração, assim como o doce e o amargo dispersam o excesso de energia e o ácido harmoniza esse elemento. Para proteger o Fogo é bom tomar um digestivo amargo, café ou chá verde e não se esquecer do jiló. Muita vontade de chocolate nessa estação esgota a energia dos rins e tira o apetite por comida.
Nos ambientes, o excesso do elemento Fogo traz raiva, intolerância e agressividade e sua falta, passividade e introspecção. Para equilibrá- lo quando em excesso, adicione o elemento Água ou o elemento Terra e quando em falta, adicione o elemento Madeira ou aumente o próprio elemento Fogo.