"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Medicina Tradicional Chinesa Aliada à Terapia Vibracional e Floral - 'Fibromialgia e Síndrome do Intestino Irritável'- Um Estudo de Caso

Estudo de Caso - Síndrome do Intestino Irritável e Fibromialgia:
A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio intestinal funcional comum caracterizada por desconforto abdominal recorrente e função intestinal anormal. O desconforto freqüentemente se inicia após a alimentação e desaparece após a evacuação. Os sintomas podem incluir cólicas, náuseas, distensão abdominal, gases, constipação, diarréia e uma sensação de evacuação incompleta. Pode estar associado a graus variados de depressão ou ansiedade.
Estudos demonstram que cerca de 20% das pessoas apresentam a síndrome em algum momento de sua vida, predominando entre as mulheres, principalmente jovens.
Já foi conhecida como indigestão, diarréia nervosa, colite espástica, colite nervosa e neurose intestinal. Não existem anormalidades estruturais como infecção ou úlceras, por isso é chamada de funcional, e não evolui para qualquer tipo de doença orgânica ao longo da vida.
A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada). Na Medicina chama- se a fibromialgia de uma síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.
Pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia e outras não ainda é desconhecido. Aparece com mais frequencia em mulheres, a cada 10 pessoas com fibromialgia 9 são mulheres.  A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas, crianças e adolescentes.



Apresentação:
Cliente do sexo feminino com mais de quarenta anos e histórico de fibromialgia, síndrome do intestino irritável e stress devido questões pessoais, familiares e profissionais. Paralelamente ao tratamento convencional com a Medicina Ocidental, procurou também o reequilíbrio através das terapias complementares.

A Anamnese:
A anamnese feita foi através do histórico e informações passadas pela cliente, sobre incomodos físicos e mentais/emocionais.
Devido a grande gama de terapias alternativas/complementares, houve um concenso para a utilização de um atendimento holístico: através da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para o reequilíbrio do físico (Síndrome do Intestino Irritável), através da Terapia Floral, para o reequilíbrio mental/emocional e das dores (Fibromialgia), e através da Terapia Vibracional com a Cura Quântica Estelar para o reequilíbrio espiritual/mental/físico.


O Tratamento:
A Escolha das Terapias para este Caso:
- Síndrome do Intestino Irritável- Para esta queixa (a principal), o tratamento escolhido foi com a Acupuntura (MTC). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Síndrome do Intestino Irritável como diagnosticada pela Medicina Ocidental, ocorre devido a uma Estagnação do Qi no IG. Esse padrão de excesso é o causador de algumas das queixas relatadas, como raiva e frustração, que gera estagnação do Qi no F, gerando calor que invade o IG.  A Estagnação do Qi no F é a causa de outras queixas, como a presença de distensão abdominal, mau humor, TPM, dores no corpo e irritabilidade.
- Fibromialgia- Para esta queixa o tratamento escolhido foi a Terapia Floral, com os Florais Brasileiros de Joel Aleixo. A compreensão metafísica/sincronicidade para a Fibromialgia é o arrependimento pela omissão ou pela dedicação excessiva aos outros. Além disso, outras queixas do ponto de vista mental/emocional relatadas podem ser muito bem reequilibradas pelo uso dos florais; uma vez que agem diretamente nos corpos sutis nos níveis mental, emocional e espiritual.
Por isso a terapia floral foi a melhor escolha feita por mim para o caso para auxiliar nas questões sutis e na Fibromialgia.
- Questões sutis (mental/emocional/espiritual)- Para o reequilíbrio das questões mais 'sutis', outra terapia escolhida foi a vibracional, através da Cura Quântica Estelar. A Cura Quântica Estelar (CQE), tem sua base na Física Quântica, a qual tem provado que  a matéria é pura energia e que a energia forma e cria a matéria.
Na prática da Cura Quântica, a energia é utilizada para alterar e conseguir resultados visíveis na matéria, ou no caso dos atendimentos, no corpo físico.
 As sessões estão transcorrendo uma vez por semana durante uma hora e meia.
Resultados:
Na primeira sessão, houve a anamnese e o início do tratamento com massagem, acupuntura, terapia vibracional e terapia floral.
Após a segunda sessão, cliente relatou mudanças no emocional, devido ao início da terapia floral para 'limpeza' mas também bem- estar devido a terapia vibracional (cura quântica estelar).
Após a terceira sessão (após 4 semanas de tratamento), com a mudança nos florais cliente relatou mudanças positivas, em especial nas questões sutis (mental/emocional/espiritual); bem como melhora das dores pela Fibromialgia. Desconforto pela Síndrome do Intestino Irritável ainda permanece. Tratamento com acupuntura, terapia floral e vibracional específicos para o caso continuam.
Obs: Estudo de caso ainda em andamento. Atualizações serão feitas assim que novas mudanças forem notadas.



***Sempre tome florais com acompanhamento de um terapeuta. Ele é o profissional adequado para escolher  e recomendar a melhor essência para cada momento e pessoa. ***
***Nunca pare sua terapia floral por conta própria, sempre consulte seu terapeuta floral.***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis