"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quimioprofilaxia oferecida para expostos ao Vírus HIV

A quimioprofilaxia é uma terapia eficaz para prevenção da infecção pelo vírus HIV, utilizada para casos nos quais há conhecida exposição ao vírus; seja por rompimento de preservativo com parceiro sorodiscordante (quando um dos parceiros é soropositivo), por acidente de trabalho como com os profissionais da saúde ou em casos de violência sexual.
O tratamento tem duração de um mês, com o uso de três medicamentos antirretrovirais, sendo que o início do mesmo deve ocorrer no máximo 72 horas após o comportamento de risco ou violência sexual.
Porém, assim como a já conhecida pílula do 'dia seguinte', a quimioprofilaxia não deve ser utilizada indiscriminadamente, uma vez que as drogas utilizadas no tratamento são as mesmas usadas no tratamento dos soropositivos, drogas fortes e com efeitos colaterais; e que por isso devem ser somente para àqueles que realmente se expuseram a um comportamento de risco.
Assim, o importante é a 'velha' e boa prevenção com o uso de preservativos, além da instrução, ou seja, do conhecimento a respeito dos meios de contágio, métodos de prevenção e tratamentos existentes disponíveis para os já soropositivos. Dessa forma consegue- se algo de extrema importância, a  desmistificação da doença e a diminuição do preconceito.
Vale salientar que hoje todos são vulneráveis, não existindo mais um grupo 'de risco', todos nós corremos sim o risco de contrair o HIV. Outra questão acredito muito presente dos jovens principalmente, é a de muitos de se acharem 'eternos' ou 'inatingíveis' com relação a  questões como essas. Ah.... e só pra contar para aqueles que não saibam ou para relembrar aos demais: HIV/AIDS não tem 'cara'!... Não se vê quem é ou não soropositivo pela rosto, pela fisionomia; isto é um esteriótipo caracterizado pela aparência que os soropositivos adquirem após anos e mais anos de contato com o vírus, quando a doença já tomou conta totalmente. Mas enquanto esse tempo não chega os soropositivos são pessoas normais, comuns...; que riem, choram, trabalham, se exercitam, vão à churrascos, à bares, discotecas, etc. Enfim, pode sim haver alguém de seu convívio que seja soropositivo  e saudável, e você nem desconfie.
Por isso, há urgente a necessidade de educação, de instrução, para que todos possam ter o mesmo tratamento e oportunidades, sem a sombra do preconceito.

O serviço de Quimioprofilaxia é disponibilizado no Estado de São Paulo pelo Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.
A rede contará com 172 serviços de quimioprofilaxia para HIV e em 2011 esse número deve chegar a 400.
A lista com os serviços disponíveis pode ser conferida em: http://www.crt.saude.sp.gov.br/content/githejeket.mmp

Reportagem no link abaixo:
http://noticias.r7.com/saude/noticias/em-sao-paulo-pessoas-expostas-ao-hiv-podem-fazer-tratamento-para-barrar-infeccao-20110221.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis