"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

quarta-feira, 17 de maio de 2017

As Estações do Ano e a Alimentação nos Cinco Elementos da MTC


Os Cinco Movimentos - Arte digital: Henrique Vieira Filho

Primavera

                O elemento predominante na Primavera é a madeira, o fator climático característico é o vento, o órgão mais sensível é o Fígado, a víscera a vesícula biliar (F/VB) e a emoção predominante é a raiva; isto significa que na primavera estaremos mais expostos a crises de mau humor por estarmos mais irritadiços. Pode- se ter acessos de raiva com mais freqüência e com mais facilidade, ficar ressentidos ou frustrados. Na realidade, este fígado sensível é uma grande usina, encarregada de distribuir a energia que fabrica a todos os setores do nosso corpo; a qual é estimulada pelo sabor ácido.
               O sabor picante tonifica o fígado, o ácido dispersa a energia e o doce harmoniza. Assim, é mportante saber como os alimentos podem alimentar a nossa raiva ou acalmá-la.
               Deve- se reduzir o consumo de alimentos de sabor ácido (frutas ácidas, alho, vinagre, picles e vinho) para não cair em excesso. Para proteger o fígado é preciso comer coisas de natureza morna e de movimento ascendente, como: brotos, salsa, coentro, cebolinha, manjericão e alcachofra, pois eliminam as toxinas do fígado.

Verão
              O elemento predominante agora é o fogo. Nosso Coração é agora, o órgão interno mais solicitado e a víscera o intestino delgado (C/ID), regendo os vasos sangüíneos e se manifestando na língua. O coração tem como emoção predominante a euforia e o sabor na natureza é o amargo.
              Nessa estação, a sabedoria consiste em saber que evitar os amargos, frituras e gorduras, pode  nos manter mais serenos naturalmente; ajudando nosso corpo a auxiliar nossa mente.
               Nossas energias e emoções emanam do nosso interior em direção ao exterior; desse modo quando há um desequilíbrio nesse elemento, má digestão, mãos e pés frios e dificuldade de concluir o que foi iniciado podem ocorrer.
               O salgado é o sabor que tonifica o coração, assim como o doce e o amargo dispersam o excesso de energia e o ácido harmoniza esse elemento.
              Para proteger o fogo é bom tomar um digestivo amargo: café ou chá verde e não esquecer do jiló. Muita vontade de chocolate nessa estação, esgota a energia dos rins e tira o apetite por comida.

Canícula

               Canícula é o nome dado pelo chineses aos dezoito últimos dias de cada estação, e é considerada por eles a quinta estação do ano. O elemento predominante é a terra. A época é a das chuvas e o fator climático predominante é a umidade. O órgão em evidência é o Baço-pâncreas, a víscera o estômago (BP/E) e a emoção que o sensibiliza é a preocupação.
              O pensamento obsessivo e as idéias fixas debilitam o meridiano do baço-pâncreas (BP). Quando nos fixamos em qualquer coisa, estamos indo contra o movimento natural do universo, que é de contínua transformação e isto é o desequilíbrio.
              Nos dias de Canícula, mais do que habitualmente, deve- se evitar os excessos.
              O sabor predominante é o doce (farinhas, massas e doces). Isto significa que deve- se reduzir esse sabor na alimentação e evitar os extremos: alimentos muito quentes, como as pimentas e muito frios, como o melão e a melancia.
              A mudança de hábitos no dia- a- dia, empregando bem o tempo em atividades criativas, evita a “pré-ocupação” com coisas que ainda não aconteceram, jogando preciosa energia fora. Pesquisas ocidentais mostram que o açúcar inicialmente induz à formação de serotoninas, substâncias que dão uma sensação de bem- estar; por isso que as pessoas quando estão preocupadas ou ansiosas sentem vontade de doces. Porém este bem- estar é  passageiro e logo substituído por mais ansiedade e depressão.
             O sabor doce tonifica o baço, o amargo dispersa a energia e o salgado e o amargo harmonizam.
             Zinco é o mineral que cria problemas para o elemento terra, começando pela fome por doces. A carência de Zinco aparece em pessoas que deixaram de comer carne ou passaram a comer fibra vegetal em excesso.

Outono

              Nessa estação o Yang decresce e o Yin começa a se manifestar. O elemento é o metal. O órgão em evidência é o Pulmão e a víscera o intestino grosso (P/IG). Os pulmões, além de função respiratória, controla o nosso volume de água, ou seja, a umidade no nosso organismo.
             Nessa época do ano as chuvas se foram, predominando a secura. O sabor picante (gengibre, nabo, azeitona, pimenta verde, caroço de algodão, bebidas alcoólicas, iogurtes, queijos, carne bovina) deve ser reduzido especialmente nesta época, por outro lado este elemento necessita de raízes - bardana, lótus e salsão.
              As emoções que debilitam o meridiano do pulmão são a tristeza, a melancolia e o luto. O pulmão 'cuida' do tesouro sem o qual o coração não reina. O ácido tonifica o pulmão, o picante dispersa a energia e o amargo harmoniza.

Inverno

              Nessa estação do ano o Yin máximo se instalou. Ao inverno corresponde o elemento água, o órgão é o Rim e vícera bexiga (R/B). A emoção que desequilibra o rim é o medo; medo da morte, pânico, insegurança... A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), situa no meridiano dos rins a sede maior de nossas energias, vitalidade e sexualidade; local no qual é armazenada a energia ancestral, nossa 'reserva energética', aquela que não é reposta ao longo da vida. 
              O sabor presente é o salgado, assim deve- se reduzir o sal e o açúcar da alimentação, pois o meridiano dos rins rege os ossos, e o excesso de açúcar desmineraliza os ossos. É momento de comer feijão, sopas, carnes. Alimentos bem temperados com temperos mornos (salsa, cebolinha, orégano e manjerona ), e raízes como bardana, abacaxi e coentro são bem-vindos. A comida é pouco suculenta e deve- se evitar o consumo de bebidas geladas.
             O sabor amargo tonifica os rins, o salgado dispersa e o picante harmoniza.           
             Os chineses dizem que no Inverno, a energia do mundo está 'trancada',  por isso é  hora de se recolher a ambientes fechados, aquecidos e planejar; não sendo o melhor momento para começar uma atividade nova, apenas delineá-la, imaginá-la, visualizá-la, planejá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis