"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

sábado, 28 de janeiro de 2012

Cinco Elementos no Micro e Macro Cosmo: Primavera

Um dos pilares da MTC é a Teoria dos Cinco Elementos ou Cinco Movimentos Chineses. Falaremos aqui sobre sua relação com a alimentação (Micro Cosmo) e com o equilíbrio nos ambientes (Macro Cosmo).
Segundo esta teoria, a Madeira representa o início ou começo do ciclo vital, por simbolizar a Energia que se expande em todas as direções. É nesta fase do ciclo que as coisas emergem e começam a crescer. Representa o Sol que nasce, a direção leste, a Primavera, sua cor é o verde, seus meridianos acoplados são o fígado e a vesícula biliar (F/VB), é um elemento combustível, sua forma é cilíndrica, se relaciona aos olhos (visão) e aos tendões; a emoção predominante é a raiva e o fator climático característico é o vento.
Assim, estamos mais expostos a crises de mau humor por estarmos mais irritadiços. Pode- se ter acessos de raiva com mais freqüência e com mais facilidade, ficar ressentidos ou frustrados. Este fígado sensível é uma grande usina, encarregada de distribuir a energia que fabrica a todos os setores do nosso corpo; a qual é estimulada pelo sabor ácido.
Este sabor dispersa a energia, o sabor picante tonifica o fígado, e o sabor doce harmoniza. Assim, é importante saber como os alimentos podem ‘alimentar’ nossa raiva ou acalmá-la.
            Na Primavera, deve- se então reduzir o consumo de alimentos de sabor ácido (frutas ácidas, alho, vinagre, picles e vinho), para não cair em excesso, e consumir alimentos de natureza morna e de movimento ascendente (brotos, salsa, coentro, cebolinha, manjericão e alcachofra), pois protegem o fígado, auxiliando na eliminação das toxinas.
Nos ambientes, o excesso do elemento Madeira pode causar teimosia e sua deficiência tornar as pessoas passivas. Reequilibre com Metal e Fogo no excesso e com o elemento Água e com o próprio elemento Madeira na deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis