"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

terça-feira, 27 de março de 2012

Cinco Elementos no Macro e Micro Cosmo: Outono

           Nessa estação o Yang decresce e o Yin começa a se manifestar, é o crepúsculo do ciclo natural. Está associado ao Tigre Branco e é representado pela cor branca e pelas cores metálicas e sua forma é circular. É um elemento mutável e manifesta-se no Sol poente. Sua estação é o outono, sua direção é o oeste e o elemento agora é o metal; que é produzido pelo movimento interior de energia, o mais denso de todos os elementos, e que indica que a energia está decrescendo.
O órgão em evidência é o Pulmão e a víscera o intestino grosso (P/IG). Os pulmões, além de função respiratória, controlam o nosso volume de água, ou seja, a umidade no nosso organismo.
Nessa época do ano as chuvas se foram, predominando a secura. O sabor picante (gengibre, nabo, azeitona, pimenta verde, caroço de algodão, bebidas alcoólicas, iogurtes, queijos, carne bovina, etc) deve ser reduzido especialmente nesta época, por outro lado este elemento necessita de raízes, como a bardana, o lótus e o salsão.
As emoções que debilitam o meridiano do pulmão são a tristeza, a melancolia e o luto. O pulmão 'cuida' do tesouro sem o qual o coração não reina.
O ácido tonifica o pulmão, o picante dispersa a energia e o amargo harmoniza.
Nos ambientes, o excesso de Metal causa discussões e intolerância. Para equilibrá- lo introduza o elemento Água ou o elemento Fogo. Falta de Metal no ambiente provoca timidez, o equilíbrio vem com a introdução do elemento Terra ou com o aumento do próprio elemento Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis