"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

domingo, 6 de maio de 2012

Os Cinco Elementos no Macro e Micro cosmo: Canícula

               Para nós ocidentais são quatro as estações, as quais ‘terminariam’ no post passado a respeito do ‘Inverno’. Porém, para os orientais existe uma quinta estação, chamada Canícula.
   Canícula é o nome dado pelos chineses aos dezoito últimos dias de cada estação, e é considerada por eles a quinta estação do ano. O elemento predominante é a terra, que representa o momento de pausa do ciclo vital. A energia da terra move-se horizontalmente em volta do ciclo de seu próprio eixo e por esse motivo afeta o período de mudança entre cada estação. É sólida, fixa e mutável. É um elemento representado pelo amarelo, pela forma quadrada e pelo inicio da lua minguante. A época é a das chuvas e o fator climático predominante é a umidade. O órgão em evidência é o Baço-pâncreas, a víscera o estômago (BP/E) e a emoção que o sensibiliza é a preocupação.
              O pensamento obsessivo e as ideias fixas debilitam o meridiano do baço-pâncreas (BP). Quando nos fixamos em qualquer coisa, estamos indo contra o movimento natural do universo, que é de contínua transformação e isto é o desequilíbrio.
              Nos dias de Canícula, mais do que habitualmente, deve- se evitar os excessos.
              O sabor predominante é o doce (farinhas, massas e doces). Isto significa que deve- se reduzir esse sabor na alimentação e evitar os extremos: alimentos muito quentes, como as pimentas e muito frios, como o melão e a melancia.
              A mudança de hábitos no dia- a- dia, empregando bem o tempo em atividades criativas, evita a “pré-ocupação” com coisas que ainda não aconteceram, jogando preciosa energia fora. Pesquisas ocidentais mostram que o açúcar inicialmente induz à formação de serotoninas, substâncias que dão uma sensação de bem- estar; por isso que as pessoas quando estão preocupadas ou ansiosas sentem vontade de doces. Porém este bem- estar é  passageiro e logo substituído por mais ansiedade e depressão.
             O sabor doce tonifica o baço, o amargo dispersa a energia e o salgado e o amargo harmonizam.
             Zinco é o mineral que cria problemas para o elemento terra, começando pela fome por doces. A carência de Zinco aparece em pessoas que deixaram de comer carne ou passaram a comer fibra vegetal em excesso.
             No ambiente, o excesso do elemento terra causa seriedade e tristeza e sua falta atrai egoísmo, falsidade e oportunismo. Para equilibrar o excesso desse elemento aplique o elemento Madeira ou o elemento Metal; já para equilibrar a falta, adicione o elemento Fogo ou acrescente mais do elemento Terra.

Um comentário:

  1. Embora seja de 2012, interessante o assunto, ajudou-me a entender o que é esta quinta estação, e o que Caní cula representa.Abraço!

    ResponderExcluir

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis