"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Yin e Yang- O Princípio Básico de Todo o Universo

O princípio do Yin e do Yang é o princípio de tudo que existe na Criação, segundo o Tao (o caminho do autodesenvolvimento).
Yang é o Céu e a luz/dia, referente ao Sol; uma vez que o Céu e a luz, foram criados por uma acumulação desse elemento. Já o Yin é a terra e as trevas/noite (Lua), uma vez que a terra e as trevas foram criadas por uma acumulação dsse elemento.
Yang é representado também pelo lado masculino com seus ciclos completos de oito em oito anos; pelo espírito, pelo lado posterior do corpo, pelo tempo presente, pelo calor e elemento fogo; pela serenidade e paz, pela destruição, por provocar a evaporação, etc; já seu complementar Yin é representado pelo lado feminino, com seus ciclos completos de sete em sete anos; pelo físico, pelo lado anterior do corpo, pelo tempo passado, pelo frio e elemento água; pela temeridade e desordem, pela conservação, por dar forma às coisas, etc.
Os elementos Yin e Yang como muitos pensam não são antagônicos e sim complementares. Um não existe sem o outro, que depende do primeiro pra sobreviver...
"Diz- se que existe Yin no Yin e Yang no Yang. Destarte, do princípio da alvorada até ao meio- dia prevalece o Yang do Céu, que é o Yang no Yang. Do meio- dia até ao crepúsculo, prevalece o Yang do Céu, que é o Yin no Yang. A partir do momento em que a noite envolve a Terra até ao primeiro cantar do galo, prevalece o Yin do Céu, que é o Yin no Yin. Do cantar do galo até ao princípio da manhã, prevalece o Yin do Céu, que é o Yang no Yin".
Segundo o Imperador Amarelo é através das interações de suas funções, que o Yin e o Yang originam doenças, que se abatem tanto sobre os que se rebelam contra as leis da Natureza, como contra aqueles que a elas se submetem.

Referência bibliográfica: "O Livro de Acupunctura do Imperador Amarelo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis