"Não somos seres humanos em uma esperiência espiritual; mas sim, seres espirituais em uma experiência humana".

domingo, 17 de abril de 2011

As Mônadas, as Almas e as Personalidades

Introdução:
Em um determinado momento da Criação, ainda no Universo multimensional criado, estão localizadas as mônadas. No exato momento da criação, Deus começa a colocar no universo criado os elementos primeiros fundamentais da realidade. Deus criou filhos e filhas no estado espiritual, o que chamamos de "centelhas" ou "células" espirituais individualizadas do Criador. Esotericamente essas "centelhas" são conhecidas como mônadas. Por sua vez, o termo 'mônada' também é chamada de "presença do eu sou". Essa foi a nossa primeira inteligência e a nossa primeira identidade individualizada.
As Mônadas são concebidas como átomos espirituais dotados de atividade, substâncias- forças. Deus criou números infinitos de mônadas. Elas são eternas e não há duas mônadas perfeitamente iguais.
A mônada habita o segundo plano da nossa série de planos, que chama- se  plano monádico.

Formação e tipos de mônadas
A mônada é uma substância simples, não possui partes sendo pois indivisível.
Como as mônadas são eternas, a sua imensa série se dispõe em escala hierárquica ascendente contínua, da ínfima mônada até a suprema, Deus.
Elas não têm relações recíprocas e poderíamos distingui-las em quatro grandes ordens:

- Mônadas nuas: que constituem o reino mineral e as plantas, dotadas de representação inconsciente;
- Mônadas sensitivas: capazes de representação consciente ou apercepção; constituem as almas dos brutos;
- Mônadas racionais ou almas humanas: enriquecidas de conhecimento científico e consciência reflexa;
- Mônada suprema, ou Deus: absolutamente perfeita, causa eficiente em todas as outras.


A Alma e a Personalidade

A ordem entre elas é explicada pela harmonia preestabelecida que Deus introduziu na Criação. Deus seria a mônada suprema, criadora e ordenadora de todas as outras.
Poderíamos exprimir que cada mônada é um espelho vivo e perpétuo do Universo, e este é regulado de forma perfeita pela mônada suprema ou Deus.
Cada mônada é uma multiplicidade com diversos compartimentos que realizam experiências com funções específicas, como cada célula de nosso corpo humano; tendo como objetivo final, exprimir todo o Universo.
A centelha divina, também chamada de espírito, é a nossa identidade verdadeira.
A mônada, ou centelha divina decidiu com seu livre-arbítrio que queria experimentar uma forma no universo material. Para isso cada uma das mônadas criou, com o poder de sua mente, doze almas. Cada alma é uma projeção diminuta do Criador. A alma também é conhecida como eu superior. Por sua vez, cada alma querendo experimentar uma forma mais densa do universo material, deu origem a doze personalidades, ou extensões de alma.
Através dessa divisão o objetivo era experienciar o plano físico em suas várias facetas e a evolução através deste processo.
Nós da Terra somos personalidades ou extensões de alma, de nossa alma, do mesmo modo que nossa alma é uma extensão de uma consciência maior; a nossa mônada.
Por sua vez nossa mônada é uma extensão de uma consciência ainda maior, que é Deus, a divindade, o pai e a mãe, toda a Criação.
Assim, aqui na Terra temos uma família de almas, por assim dizer, de onze outras extensões de alma. Essas outras extensões de alma podem estar encarnadas aqui ou em algum lugar no infinito Universo de Deus, e podem ou não estar num corpo físico neste momento; podendo estar habitando um de outros planos espirituais da existência. As onze extensões da nossa alma podem ser consideradas a nossa família espiritual mais próxima.
Portanto, temos em nossa mônada uma grande família monádica, que se soma cento e quarenta e quatro. Supõem-se que em nosso sistema planetário terrestre temos, sessenta bilhões de mônadas operando, o que podemos concluir que no sistema de reencarnações deste planeta, teremos, portanto, oito trilhões e seiscentos e quarenta bilhões de personalidades envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem- vindo ao Angelys Therapias Holísticas!
Deixe seu comentário sobre os artigos postados, sugestões de temas para artigos relacionados à área holística ou o que quiser saber a respeito do blog e de meu trabalho.

Se desejar resposta particular em seu email, me envie um email direto para roberta_angelis@hotmail.com .

Atenciosamente, Roberta De Angelis